Motivos para comprar roupas em Brechós

O ato de comprar produtos e roupas usadas é uma prática que veio da França por volta de 1900, onde as pessoas no começo faziam troca...

Comprar roupas em brechó


O ato de comprar produtos e roupas usadas é uma prática que veio da França por volta de 1900, onde as pessoas no começo faziam trocas e em seguida veio às feiras de venda que logo foram se expandindo por toda Europa até chegar ao nosso país, em 1899, o primeiro estado a ter foi o Rio de Janeiro. 

O nome Brechó surgiu por causa do homem que se chamava Belchior, ele foi o primeiro – e o único na época – que vendia roupas e objetos passados para trás; e como quase ninguém sabia pronunciar o nome dele, o apelidaram de ‘’Brechó’’, dai a origem do nome que falamos hoje em dia.

Infelizmente, durante anos as pessoas tiveram um grande preconceito em comprar peças nos brechós por conta da aparência que eles tinham, eram lugares não muito limpos, roupas com cheiro de remédio e com pouca iluminação, e há quem ainda diga que comprar roupas em lugares assim é ‘’coisa de pobre’’. Mal sabem que é puro estilo e personalidade quem faz isso hoje em dia.

Já faz tempo que as marcas têm olhado para trás e reparou no potencial que existe nas roupas dos anos 70, 80 e 90. E para provar o que estou dizendo, pode dar uma olhada nos últimos Fashion Weeks e ver que as tendências como camisa de banda (90’s), unhas coloridas (80’s) e calças Flare (70’s) são só alguns exemplos dos grandes sucessos que voltaram com tudo.

Os motivos para te convencer a começar adquirir peças de brechó são milhares, mas só irei falar os que me fizeram ver eles com outro ponto de vista.

Economia – Nos tempos de hoje que não gosta de uma peça bonita e barata, não tem comparação o valor de uma roupa nova de loja com uma de brechó. Os preços são em média 40-70% mais baratas que peças novas, sem falar que a qualidade na maioria das vezes é superior.

Sustentabilidade –
Quando reutilizamos algo que já foi de alguém, evitamos que aquela peça gere mais lixo, evitando que a natureza tenha todo aquele trabalho de decomposição de peças que levas anos e anos para finalizar. Chamamos esse ato de ‘’consumo consciente’’. Que é o mesmo que você faz quando evita jogar um papel na rua, ou uma garrafa no rio.  

Exclusividade – Uma coisa é certa, as peças que você vai encontrar em um brechó são únicas, é uma raridade ter repetidas. Os brechós uma variedade enorme de peças que vai de vintage até roupas grife com coleções exclusivas. Como isso acontece? As grandes marcas (não todas) optam por doar algumas de suas coleções para brechós, mas eu gostaria de lembrar a vocês que não são todos que tem esse privilegio. Outro ponto bom, é que roupas de brechó tem duração de uso muito mais longo do que as fast fashionsOu seja, elas irão durar muito mais tempo do que você imagina.

Criatividade – É como ir a um caça ao tesouro, você vai garimpando até achar uma peça que seja sua cara, e no mesmo instante já ir montando um milhão de looks na mente com as peças que já tem em casa.

Comecei a me interessar por essa coisa de brechós recentemente, e já amo, toda vez que eu saio de casa olho ao redor para ver se encontro um, ainda não comprei nenhuma peça, mas assim que achar uma irie contar aqui ou até mesmo fazer um ‘’look do dia’’. Enfim, espero que tenham gostado do post de hoje, até o próximo.



Relacionados

12 comentários

  1. Já fui em alguns brechós e encontrei peças incríveis, e por um preço bem mais em conta. Sem dúvida, vale a pena!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Já faz um tempo que compro roupas em brechós e gosto muito dessa prática. É uma forma de economizarmos e ainda mantermos nosso estilo de uma forma bem inusitada e exclusiva.
    Adorei seu post, as pessoas deveriam comprar mais em brechós.
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  3. Nunca comprei em um brechó, não tem muitos onde eu moro, vou pesquisar melhor para ver se encontro um bacana ❤
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
  4. Mayara13/6/18

    Eu adoro brechós, nas igrejas católicas próxima aqui de casa sempre tem bazar vendendo peças lindas, já comprei uma jaqueta jeans linda lá por 8 reais, adoro usar ela. Post bem interessante o seu

    beijos !

    ResponderExcluir
  5. Eu já comprei em brechós online, principalmente pelo facebook ♥ Adorooo rs
    Beijos
    No mundo da Lari ♥

    ResponderExcluir
  6. Adorei , gosto de posts assim :) nunca comprei em brecho, mais tenho vontade.

    Beijokas da Camila e Carol

    já estamos de volta e já tem novidades

    Vamos Papear 

    ResponderExcluir
  7. Agatha Zorzenone14/6/18

    Eu compro roupas em Brechós há anos, sempre gostei muito, moro em SP, e aqui tem uma variedade enorme, amo isso

    ResponderExcluir
  8. Vira e mexe eu passeio nos brechós próximos de casa! Dá para achar muita coisa boa e barata!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. tenho uma amiga que sempre compra em brecho e acha peças super bacanas e estilosas! acho incrível a proposta de moda sustentável e dá pra fazer ótimos achados

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas. Lembrando que sustentabilidade nunca sai de moda. lianepatricia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Há muitas peças legais em brechós :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem?
    Adorei as dicas! Meu problema com brechós é que você tem que garimpar muito pra achar algo legal, e sou preguiçosa haha :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir